sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Últimas aquisições

Hoje foi um dia muito profícuo na aquisição de novos livros.
Comecei logo o dia, a receber como oferta do meu irmão mais novo, o último livro de António Lobo Antunes - "Sôbolos Rios Que Vão", livro esse que ainda estava em falta para ter todos os livros dele na minha biblioteca.


Depois de almoço e aproveitando ter o dia de hoje de folga e apesar do frio, decidi ir a Lisboa dar um passeio, aproveitando para ir à Trama conhecer a nova loja.
Sendo assim lá rumei eu ao Rato até à livraria Trama.
Chegando à Trama, não consegui entrar, porque a Catarina tinha a entrada "atravancada" de caixas de cartão velhas e estava à espera que as viessem buscar, nisto chegou um senhor numa carrinha e ajudei a Catarina e outro rapaz que penso que seja o Ricardo a pôr as caixas na carrinha.
Por fim entrei e fiquei triste, a "nova"Trama não tem nada a ver com a "antiga", o espaço é muito mais pequeno, os livros estão bem arrumados mas em estantes altíssimas o que dificulta a visão dos títulos, não há aquele espaço onde se podia sentar e apreciar os livros, o barzinho onde inclusivé foi feita uma edição da tertúlia do BBdE também não existe, mas é compreensível, porque a venda de livros em Portugal nomeadamente nestas livrarias independentes não é rentável e por isso torna-se muito difícil sustentar um espaço com condições no meio de Lisboa.
Mesmo assim valeu a pena lá ir, eles são muito simpáticos e há sempre livros de qualidade que não se vêem nas grandes superfícies.
Como devem de calcular não vim de mãos a abanar.
Comprei o livro de poemas "Rusga" de Vasco Gato com edição da própria livraria Trama, o conjunto de contos de Marcel Proust com o nome de "Raça Maldita" e já que estava numa "onda" de contos, comprei também "Noites Na Granja Ao Pé De Dikanka" do escritor Russo Nikolai Gogol.


 Não satisfeito ainda, apanhei o metro até ao Chiado e fui à Bertrand (o oposto da Trama em tudo), onde comprei "Uma Viagem à India" do Gonçalo M. Tavares e o último do escritor Norte-Americano Michael Cunningham - "Ao Cair Da Noite".

 O que vale é que dias como este não acontecem sempre, senão as finanças iam por aí abaixo...

Sem comentários: